Results 1 to 9 of 9

Thread: Integrar com Servidor LDAP+Postfix já existente

Junior Member

Integrar com Servidor LDAP+Postfix já existente

Prezados,

É possível integrarmos o Zarafa com um sistema de email já existente em linux ( Postfix + Courier + LDAP ), sendo mantida a estrutra atual, e utilizar o zarafa para ler/buscar os emails neste servidor, sendo o zarafa preferencialmente instalado em outro servidor.

Um abraço a todos,
    Nilo Lima.

Junior Member

Re: Integrar com Servidor LDAP+Postfix já existente

Nilo,

Sim. É possível utilizar a sua estrutura já existente (Postfix + LDAP) com o Zarafa. Podendo inclusive integrar o seu LDAP com o Zarafa.

Um ponto a observar é que o Zarafa não "busca" as mensagens no seu MTA. Você deve sim configurar o seu MTA para depois de receber a mensagem e realizar a sua análise (como Anti-virus e Anti-spam) encaminhar a mensagem "válida" para o Zarafa.

É possível também executá-lo em outro servidor. ;-)

[]´s
    Paraguassu

Junior Member

Eu gostava de integrar o sistema zarafa com Posfix.
    Tenho uma instalação de Centos 5.5 com webmin e virtualmin.
    Esta instalação utiliza o Postfix, mas por defeito não configura ldap.
    A minha intenção era potenciar a utilização por parte dos users de um webmail fantástico como o zarafa webaccess, mantendo a facilidade de administrar o sistema, e por consequência, os utilizadores com o interface web do vitualmin.

Tenho pesquisado sobre a integração, e pelo que vejo teria sempre de duplicar os utilizadores numa base de dados ldap...
    É mesmo assim? Ou alguém me pode ajudar?

Obrigado,

António Lima

Senior Member

Antonio,
    existem várias formas de integrar em um ambiente como o seu.
    Uma forma seria via LDAP, assim seus usuarios serão administrados somente em uma base. O webmin possui interface LDAP para esse fim.
    O postfix requer alguns ajustes para consultar a base de usuários LDAP. Mais informações podem ser encontrados no .

Pelo que etendi, seus usuários se encontram diretamente no sistema hoje (passwd). Também é possível configurar o Zarafa para autenticar via .

Abraços

Junior Member

Sebastian,

Muito obrigado. Só vou poder pegar no assunto na próxima semana. Mas pelos vistos ainda não li tudo.
    A minha ideia é que o zarafa permita a autenticação utilizando os dados de utilizador criados pelo virtualmin.
    Isto seria, na minha humilde opinião, a junção de duas ferramentas que tornariam esta a mais poderosa solução comunitária!

Abraço!

Senior Member

António boa noite,

eu sei que já foi feito algo assim. Com alguns ajustes é possível fazer a administração de usuários por exemplo com o Webmin.

Abraços,
    Sebastian

Junior Member

Bom dia,

Obrigado Sebastian, pelas dicas. Já tentei usar os vários métodos e continuo na mesma posição.
    O utilizador consegue enviar emails entrando no Webaccess, mas todos os emails recebidos não chegam ao Inbox.
    Estão no Maildir do Postfix, mas não sei porque raio, não estou a conseguir transportá-los para o Zarafa os disponibilizar...
    Uma batalha a vencer dentro em breve concerteza.

Outra coisa com a que vou ter de me conformar, é que tenho de adicionar utilizadores dos dois lados.
    Seja qual for a integração que consiga pôr a funcionar, pelo que leio terei sempre de ter os utilizadores do Virtualmin e os utilizadores do Zarafa.
    No fundo, e sendo isto um clone tão perfeito do Exchange, de facto é o que este faz. Acede ao POP3 externo e entrega as mensagens aos utilizadores do Windows.
    O Zarafa faz o mesmo, mas localmente... Entre ele e o Postfix.

Paciência. Se tiver de ser assim será. Vou reportando os meus avanços, assim que os houver.

Abraço,

António Lima

Senior Member

Antonio, boa tarde.

Tudo depende tudo da configuração do seu sistema. Até aonde eu sei, o virtualmin salva usuários diretamente no SO (passwd/shadow). O plugin unix do zarafa é compatível, e assim, não é necessário criar os usuários duas vezes. O Zarafa é modular, por isso que é necessário de configurar os outros serviços separadamente.

Outro ponto é a configuração no postfix tem que ser modificada para que os emails são entregues para o MDA do Zarafa, o zarafa-dagent.

Para fazer essa configuração existem várias possibilidades, dependendo da configuração do seu postfix em combinação com o virtualmin (que é totalmente independente do Zarafa). Alguns exemplos estão descritos no e no .

Uma coisa é o gerênciamento de usuários, que é feito por alguma ferramenta, seja ela LDAP, AD ou mesmo no sistema Linux no passwd/shadow. A outra é a questão "onde estão os dados dos usuários". O Zarafa cria um "espaço" (store) no mysql onde as informações dos usuários (email, agenta, contatos etc) são salvas. A administração é feita somente em UM lugar. Se no seu caso não é assim, a configuração está incorreta ou incompatível.

Desculpa, mas não etendi. Tem grandes diferenças entre POP3, Postfix (MTA), MDA, Mail storage etc. São componentes distintas, mas que podem ser intregados.
    Normalmente o Zarafa substitui o servidor local de imap/pop3. Existe também a possibilidade de buscar email de contas POP3 externos, por exemplo via fetchmail. Nesse caso nem precisa de MTA local.

Abraços,
    Sebastian

Junior Member

Eu expliquei-me mal. Quando comparei o exchange a esta solução era puramente do ponto de vista do utilizador.
    Para esses, 90% das vezes o que importa é o aspecto que tem o acesso web ao email. E nem lhes passa pela cabeça o que está a correr atrás.
    Foi falha minha ao explicar o que queria dizer com essa comparação.

Entretanto já consegui que o meu zarafa recebesse as mensagens. O erro estava em tudo menos no zarafa e no postfix.
    Tinha uma falha no sistema e precisei adicionar isto:

lmtp 2003/udp # lmtp server
    lmtp 2003/tcp # lmtp server

em /etc/services

Espero que sirva de ajuda para alguém com dificuldade em receber as mensagens.

Agora vou avançar para testes com múltiplos domínios. Para já, só tenho a dizer que recomendo esta solução a toda a gente!
    É simplesmente fantástico!

Sebastian, um especial abraço de agradecimento por todo o apoio!